Como conseguir leitores fiéis?




Diariamente conseguimos alcançar diversos visitantes diários tanto utilizando as redes sociais ou pelo mecanismo de pesquisa do Google, mas a maior dificuldade de diversas pessoas é fazer com que uma porcentagem delas retornem ao seu blog novamente e se tornem leitores fiéis, portanto como fazer com que essas pessoas retornem? E como utilizar as ferramentas do Google para ter essas informações?




Todos nós sabemos que o nosso conteúdo irá agradar uma grande porcentagem, de acordo com o seu nicho pensado desde o início do seu blog e devemos pensar apenas nelas. Com tantas pessoas entrando e saindo do nosso blog é comum se perguntar " Será que tem algo de errado com ele?" Pensamos assim principalmente quando há o gadget chamado seguidores, e com o tempo você irá perceber que não é tão importante pensar nele.


Quando divulgamos uma postagem no Facebook é muito comum ter imagens relacionadas a troca de seguidores onde diversas pessoas colocam o seu link para seguir os outros blogs e esse ciclo não irá mudar enquanto não haver uma mudança de tráfego no blog delas, pois todas aquelas pessoas que seguiram de volta não acompanharam as suas postagens e muito menos se tornaram leitores fiéis por pensarem apenas em números.

Um conselho para você levar para toda a sua vida: Números são números eles não são tão importantes quanto você pensa o que realmente importa são os visitantes diários, mensais e a frequência que eles retornam ao seu blog.
Como conseguir que os visitantes permaneçam no seu blog?

Uma boa parte das blogueiras não sabem o que é o Google Analystics. O Google Analytics  é uma das ferramentas mais úteis por mostrar todas as informações relacionadas ao tráfego do seu blog, por exemplo mostra um gráfico fazendo uma comparação com os visitantes que entraram no seu blog no mês anterior e nesse mês, apenas com um único intuito de mostrar se realmente eles retornaram ao seu blog e qual foi de fato a frequência.

Também podemos atribuir a falta de leitores fiéis a falta de desorganização do seu blog, anúncios como pop-ups que todo mundo detesta quando clica em qualquer local no seu blog e surge outra nova guia, o próprio layout por não ser responsivo pode ser uma das pequenas razões que as pessoas não estão retornando ao seu blog.




Podemos resolver a desorganização baixando um novo layout ou personalizando o antigo, escolha sempre o responsivo que qualquer pessoa possa acessá-lo com o tamanho correto tanto nas imagens e no texto, pois a maioria das pessoas estão conectadas ao celular e ao computador principalmente em alguma parte do tempo delas e usando um layout responsivo podemos de fato conseguir com que novas pessoas conheçam o seu blog.




Mudanças de hábitos que ajudam a aumentar a permanência dos seus visitantes


1. Frequência de postagens:

Tantos nas redes sociais ou no blog devemos sempre ser pessoas ativas, portanto podemos de falta aumentar a nossa produtividade deixando postagens agendadas tanto no blog e nas redes sociais que você utiliza para a divulgação. Tenha sempre mais de um dia para postar novos conteúdos no seu blog utilize imagens em um local específico principalmente se o conteúdo é muito grande para evitar um cansaço visual dos seus leitores.

2. Links:

Quando criamos uma postagem e temos outros conteúdos já publicados no seu blog, você pode utilizá-lo colocando ou citando ele no decorrer do seu texto e utilizando em um lugar estratégico assim quando o visitante terminar a leitura e gostar da sua postagem pode continuar lendo as suas postagens.

3. Postagens relacionadas:

É também como um link portanto ele deve ser seguido por um tutorial, caso não saiba como colocá-lo basta procurar no seu navegador essa também é uma ótima ferramenta para quem busca ter leitores fiéis e diminuir a taxa de rejeição do seu blog.

4. Redes Sociais:

Há várias postagens mostrando como aumentar o tráfego do seu blog usando o Pinterest que é a minha única fonte de tráfego, você pode utilizar essa ferramenta para gerar mais visualizações em postagens com nichos que não estão conseguindo uma visualização que você deseja para de fato ter pessoas que irão visitar o seu blog principalmente por conta do assunto e pelo nicho da imagem.




5. Google Search Console:

Outra ferramenta do Google que busca identificar e corrigir erros na hora de visualizar o conteúdo do seu blog, que pode estar impedindo o retorno ou até mesmo para ler a postagem do seu blog, por isso é muito importante usar esse site tanto para quem busca estar nas primeiras páginas de pesquisa do Google e para corrigir erros na navegação.


6. Lista de e-mail:

A Lista de e-mail também é um recurso importante principalmente para as pessoas que se comunicarem com os seus seguidores informando que há novas postagens, dicas relacionadas ao seu nicho, desabafos, essa é uma das ferramentas bastante usadas e pode ser criada em um site chamado Mailchimp.


17 comentários on 'Como conseguir leitores fiéis?'

  1. Ótimas dicas. Eu também não gosto quando entro em um blog desorganizado. Já entrei em alguns que o post era ótimo e eu queria muito comentar, mas, devido a má organização, não tinha a opção de comentar.
    www.gislainediasblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já aconteceu comigo isso, infelizmente quem perde é a pessoa que escreve no blog. Né linda

      Excluir
  2. Otimas dicas flor, eu tento sempre responder os comentarios mas de uns dias pra ca tem ficado muito dificil.
    MEU BLOG: Estilo.Quem tem?
    BLOG DA FILHOTA: Coisas de Meninas
    Visite-a para incentivar por favor.

    ResponderExcluir
  3. Otimas dicas!!
    Beijoos.
    http://amordeluaazul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gosto mesmo muito destas dicas e acredito mesmo que elas me vão ajudar a melhorar o meu blog. Beijinhos e um grande obrigada de Portugal!

    Style and Life by Marta

    ResponderExcluir
  5. Dicas perfeitas!
    E realmente ajudam a longo prazo!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogmeubaudeestrelas/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, realmente é necessário ter organização e comprometimento com o blog, e ter disciplina para postar em dias específicos né. bjus
    pequenatagarela.com.br

    ResponderExcluir
  7. Legal as dicas, vou por todas em prática. Adorei seu layout viu, super lindo e organizado♥
    Bjão e sucesso♥
    http://blogmeninasglamurosas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, adorei as dicas. foram certeiras e direto ao ponto, no meu também sinto essa falta de apoio dos leitores, confesso que 2019 estive em falta com o BLOG, mas quero retomar. pois estive estudando e empreendendo em outra area e com essa experiencia vou poder ajudar um pouco mais nos assuntos do blog!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.